Você está em: Página inicial » Apresentação

Apresentação

A Secretaria de Estado de Cultura, reconhecendo a vocação do Estado de Minas Gerais para os Festivais de Cultura e o importante papel que estes desempenham no desenvolvimento econômico e social nos territórios em que eles acontecem, criou o Portal de Festivais Mineiros de Cultura. O site reúne em um só lugar todos os festivais de cultura de Minas, possibilitando o acesso do cidadão às informações necessárias para conhecer e participar de qualquer um destes eventos, seja buscando dados por área artística, região, data ou palavra-chave.

Como Festival de Cultura entende-se um evento especial e que se repete periodicamente, sejam rituais, apresentações festas ou celebrações que são planejadas e criadas com objetivo cultural, de afirmação, preservação ou celebração da identidade social, histórica e cultural de uma região, território, comunidade ou segmento. E/ou festivais em que o seu objeto faça parte de uma ou mais área da cultura: audiovisual, circo, dança, teatro, cultura popular, gastronomia, música, novas mídias, artes visuais e literatura.

Em razão do número e da diversidade de festivais, que acontecem ao longo do ano e em todas as regiões do Estado, estes eventos já se tornaram patrimônio da cultura mineira. Somos referência em todo o Brasil, seja pela qualidade e profissionalismo na organização desses eventos, ou em razão da valorização da
famosa cultura mineira que estes festivais promovem.

O número de festivais culturais em Minas Gerais tem crescido exponencialmente, em virtude do reconhecimento dos festivais como potenciais atrativos dos municípios e região, seja pela sua capacidade de desenvolvimento econômico, por meio da utilização da infraestrutura turística e comercial da cidade; de desenvolvimento social, pela relação que estabelecem com a comunidade local; e também por possibilitarem a promoção das cidades e regiões em que acontecem.

Os festivais favorecem o turismo e divulgam seus destinos, à medida que atraem multidões, em determinada época do ano, para não apenas conhecer os pontos
turísticos, mas também para participar e vivenciar trocas e experiências culturais únicas.

Estes eventos têm a capacidade de valorizar a imagem de uma localidade, promovendo-a como um destino turístico e atraindo novos visitantes, além de prolongar a permanência dos visitantes e ainda servir de estímulo para turistas futuros.

Como fator de desenvolvimento econômico, os festivais permitem a utilização da infraestrutura dos equipamentos turísticos das cidades e da mão de obra local envolvida na realização desses eventos.

Por possuir 853 municípios, se torna comum em Minas Gerais os pequenos festivais comunitários, que celebram um tema que parte da própria identidade local, com o objetivo do conhecimento das pessoas, culturas, tradições e histórias daquele lugar. São ainda ações estratégicas para os pequenos municípios, já que permitem colocar nas agendas nacionais, e até internacionais, as localidades, por vezes desconhecidas.

As relações que os festivais estabelecem com a comunidade são de extrema importância já que devem agregar benefícios junto à comunidade em que estão inseridos. Um festival permite a coesão entre os habitantes, ao promover grande participação dos residentes e contribuir positivamente para a valorização daquela região, não apenas perante os turistas, mas também localmente.

Os festivais de cultura ainda se configuram como grande oportunidade de diversão, aperfeiçoamento técnico e entretenimento artístico, cultural e patrimonial para as comunidades.

Estes são eventos reveladores das peculiaridades da cultura mineira, capazes de apresentar a diversidade e o patrimônio cultural das regiões, contribuindo para a afirmação e entusiasmo regional, por revelar talentos locais e permitir a circulação de artistas e acesso a espetáculos renomados.