O FFAC-MG desenvolve ações exclusivas para seus membros. Como espaço de discussão e de organização de demandas, ele possibilita a realizações de diversas ações como cursos, palestras e seminários.
O Fórum também funciona como uma ferramenta para a implementação de estratégias coletivas como a criação de calendário único dos festivais, ações de comunicação e marketing coletivo, busca de consultoria e assistências aos membros associados em questões jurídicas, administrativas, financeiras, etc.
O Fórum também traz a possibilidade do intercâmbio, troca de experiências, colaboração e parceria entre os festivais membros, além da possibilidade de participar de festivais similares que acontecem no Brasil e no mundo. É o caso do Programa Passaporte – Festivais que visa fomentar ações de intercâmbio, articulação e qualificação, por meio de concessão de passagens para gestores, produtores e curadores de festivais mineiros. Para saber mais sobre este programa acesse PROGRAMA PASSAPORTE – MODALIDADE FESTIVAIS DE CULTURA
Para ser membro do Fórum de Festivais Artísticos e Culturais de Minas Gerais é necessário que o festival seja realizado no estado de Minas Gerais e que tenha ao menos 2 (duas) edições continuadas. Envie um email para interiorizacao@cultura.mg.gov.br e solicite seu cadastro.